Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ultrapassando a tentação - 1º Quaresma - Lucas 4,1-13

Por Patrick Silva, imc - em http://www.imconsolata.org.br/

"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, era conduzido pelo deserto. Ali foi posto à prova pelo diabo, durante quarenta dias. Naqueles dias, ele não comeu nada e, no final, teve fome.
O diabo, então, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão’”. O diabo o levou para o alto; mostrou-lhe, num relance, todos os reinos da terra, e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e a riqueza destes reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”. Jesus respondeu-lhe: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto’”. Depois, o diabo levou Jesus a Jerusalém e, colocando-o no ponto mais alto do templo, disse-lhe: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus anjos a teu respeito para que te guardem’, e ainda: ‘Eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus, porém, respondeu: “Também foi dito: ‘Não porás à prova o Senhor, teu Deus’”. Terminadas todas as tentações, o diabo afastou-se dele até o tempo oportuno". (Lucas 4,1-13)

1. LECTIO – leitura
Jesus no início de sua missão divina é conduzido pelo Espírito Santo para o deserto. Aí fica durante quarenta dias jejuando o tempo todo. Quarenta é um número importante como um tempo de preparação no Antigo Testamento. Recorda o jejum de quarenta dias de Moisés no Monte Sinai (Êxodo 34,28) e os quarenta anos que os israelitas passaram no deserto antes de entrar na Terra Prometida (Deuteronômio 8,2-3, 29,5-6).
Nós só ouvimos sobre três tentações, mas é claro que essa não foi a única vez que Jesus foi tentado: o diabo deixou-o "até ao tempo oportuno" (versículo 13).
O Diabo tenta Jesus a usar seu poder sobrenatural para atender suas próprias necessidades físicas. Jesus rejeita esta má utilização do seu poder. Ele se identifica com a humanidade. Precisamos de algo mais para além do alimento físico. A implicação é clara, precisamos também do "alimento espiritual" de Deus.
O Diabo então se oferece para entregar o poder sobre as nações se Jesus o adorar. Jesus veio realmente para salvar a humanidade do controle do diabo, mas não desta forma. Por fim, o diabo tenta Jesus para provar a sua natureza divina, atirando-se do alto do templo, pois Deus enviará seus anjos para resgatá-lo.
Essas três tentações ilustram o núcleo de todas as tentações: o desejo de colocar Deus de lado, de considerá-lo secundário, de contar apenas com as próprias forças e de construir o mundo sem Deus.
Jesus não se deixa enganar pela astúcia do diabo, mesmo quando ele utiliza a própria Escritura para tentá-lo. Jesus rejeita toda a tentação com a Escritura, citando sucessivamente de Deuteronômio 8,3, 6,13 e 6,16. A interpretação autêntica de uma parte da Escritura deve ser coerente com o todo da Escritura.
A essência de toda tentação é a de apresentar uma alternativa atraente e fácil contraposta ao caminho exigente de Deus.
Lucas neste evangelho apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus. Mostra que Jesus recusou radicalmente um caminho de materialismo, de poder, de êxito fácil, já que o plano de Deus não passava pelo egoísmo, mas pela partilha; não passava pelo autoritarismo, mas pelo serviço; não passava por manifestações espectaculares que impressionam as massas, mas por uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor.
No início da Quaresma, a Palavra de Deus apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência dessas “tentações” que nos impedem de renascer para a vida nova de Deus.

2, MEDITATIO – meditação
+ O que ajudou Jesus rejeitar as tentações? Que lições podemos aprender para nos ajudar a superar as tentações que enfrentamos? Que "alimento espiritual" nos ajudará a ficar perto de Deus?
+ Jesus foi decidido em fazer as coisas à maneira de Deus. Ele evitou ser enganado em realizar uma proposta mais fácil e atraente. Como podemos tentar seguir o seu exemplo?
+ Dentro de cada pessoa, existe o impulso de dominar, de ter autoridade, de prevalecer sobre os outros. Por isso – às vezes na Igreja – os pobres, os débeis, os humildes têm de suportar atitudes de prepotência, de autoritarismo, de intolerância, de abuso. A catequese de hoje sugere que este “caminho” é diabólico e não tem nada a ver com o serviço simples e humilde que Jesus propôs nas suas palavras e nos seus gestos. Que atitudes de prepotência, autoritarismo e intolerância existem na sua comunidade?
+ Leia Hebreus 4,15: “De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo, à nossa semelhança, sem todavia pecar.” Que incentivo nos oferece?

3. ORATIO – oração
A oração do Senhor (Mateus 6,9-13) lembra-nos a orar sobre a tentação. Ao longo da semana peça a Deus para o livrar da tentação. Use as palavras do Salmo 91 para sua inspiração.

4. CONTEMPLATIO – contemplação
Contemple na sua mente este episódio de Jesus no deserto sendo tentando, aprenda do mestre para vencer a tentação.

5. MISSIO - missão
São muitas as tentações que se oferecem hoje aos missionários. A tentação do conformismo, do comodismo, do “não adianta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário