Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

As peneiras da sabedoria

Terminada a missa, o padre recostou-se numa cadeira para descansar, e eis que seu ministro predileto aproximou-se dele e disse-lhe:
- Padre, vou contar-lhe o que disseram do segundo ministro.

O padre, com sua sabedoria, respondeu:
- Calma, meu ministro amado, antes de me contar, quero saber se o senhor já passou a informação pelas três Peneiras da Sabedoria?

- Peneiras da Sabedoria? – indagou o ministro. Não me foram mostradas.

- Sim, meu amado ministro – respondeu o padre. Ainda não lhe ensinei, porque não era chegada a hora. Mas agora escute com atenção: "Tudo o que for dizer dos outros, passe antes pelas Peneiras da Sabedoria". A primeira é a peneira da verdade. Nela eu lhe pergunto: Tem certeza de que o que vai me contar é verdade?

Meio sem jeito, o ministro respondeu:
- Bem..., certeza eu não tenho. Só sei o que me contaram.

O padre então continuou:
- Então, se não tem certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousou na Segunda, que é a peneira da bondade. Eu lhe pergunto: O que vai me contar é alguma coisa que gostaria que dissessem de você, ou é alguma coisa que vai trazer algo de bom para alguém?

- De maneira alguma. Claro que não! Exclamou o ministro.

- Então, a sua história acabou de passar pelos furos da segunda peneira e está na terceira peneira, que é a peneira da razão. E eu lhe pergunto: Acha mesmo necessário passar adiante essa história sobre seu irmão e companheiro?

- Pensando melhor, disse o ministro: Não há necessidade!

- Sendo assim, o assunto acaba de passar pelos furos da terceira , perdendo-se na imensa terra.

E não sobrou nada para ser contado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário