Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lectio Divina do texto de Lucas 10,38-42 - 16º Domingo do Tempo Comum

Por: Patrick Silva

Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. (Lucas 10,38-42)

1. LECTIO – leitura
A caminhada de Jesus chega agora na Marta e Maria, um encontro que se tornará revelador para os discípulos de Jesus. O contexto do evangelho continua sendo a caminhada de Jesus verso Jerusalem, que neste ponto chega a um povoado, cujo o nome não é revelado. Jesus é recebido na casa de duas irmãs (Marta e Maria). Apesar de não podermos ter certeza, estas duas irmãs são, provavelmente, as irmãs de Lázaro, referidas em Jo 11,1-40 e Jo 12,1-3. Se for esse o caso então estamos em Betânia, uma pequena aldeia situada na encosta oriental do Monte das Oliveiras, a cerca de 3 quilômetros de Jerusalém.

O encontro acontece na casa destas duas irmãs, as quais adotam duas atitudes diferentes para acolher ao convidado: Jesus. Em si, tudo parece sugerir que estamos perante uma refeição. Impossível saber se havia outros convidados. Apenas sabemos Marta andava atarefada “com muito serviço” (v. 40), enquanto que Maria permanecia “sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua Palavra” (v. 39). A situação não agradou a Marta, que acabou se queixando a Jesus pela indiferença da irmã. A resposta de Jesus (vs. 41-42) constitui o centro do relato e dá-nos o sentido da catequese que se pretende apresentar: a Palavra de Jesus deve estar acima de qualquer outro interesse.

Há, neste texto, um pormenor que é preciso destacar: a “posição” de Maria: “sentada aos pés de Jesus”. É a posição típica de um discípulo diante do seu mestre (veja Lc 8,35; At 22,3). É uma situação surpreendente, num contexto em que as mulheres tinham um estatuto de subalternidade e viam limitados alguns dos seus direitos religiosos e sociais; por isso, nenhum “rabbi” da época se dignava aceitar uma mulher no grupo dos discípulos que se sentavam aos seus pés para escutar as suas lições. Jesus, se afasta radicalmente das normas culturais do seu tempo, encoraja as mulheres a aprender sobre o Reino de Deus. Também elas são chamadas a ser discípulas de Jesus.

Marta deve ter ficado surpresa com a resposta de Jesus. Jesus criticou Marta suavemente por ter colocados os afazeres da casa acima da escuta da Palavra. Maria fez a opção mais certa, priorizou o que era mais importar: aprender de Jesus. Importa notar, que Jesus não disse que o trabalho doméstico não seja importante. Ele cresceu numa família em Nazaré, e sabia o valor da rotina doméstica. Jesus salienta a importância do estabelecer prioridades. O Reino de Deus deve vir em primeiro lugar e isso vale tanto para homens como para as mulheres. É importante reservar um tempo para as necessidades da família, e ainda mais importante reservar tempo para estar com Deus.

Muitas vezes, este episódio foi lido à luz da oposição entre ação e contemplação; no entanto, não é bem isso que aqui está em causa… Lucas não está, nesta catequese, a explicar que a vida contemplativa é superior à vida ativa; está é a dizer que a escuta da Palavra de Jesus é o mais importante para a vida do crente, pois é o ponto de partida da caminhada da fé. Isto não significa que o “fazer coisas”, que o “servir os irmãos” não seja importante; mas significa que tudo deve partir da escuta da Palavra, pois é a escuta da Palavra que nos projeta para os outros e nos faz perceber o que Deus espera de nós.

2. MEDITATIO – meditação

+ Com qual das personagens você mais se identifica?
+ Quais são as prioridades da sua vida? Será que escolheu a melhor parte?
+ Hoje vivemos em grande velocidade. Tudo deve ser rápido. “Tempo é dinheiro”, mas como é possível, neste ritmo, guardar tempo para as coisas essenciais? Como é possível encontrar espaço para sentar aos pés de Jesus?
+ O que é que você entende por hospitalidade e acolhimento? Esta leitura sugere que o verdadeiro acolhimento não se limita a abrir a porta, mas em “perder” tempo para estar com o outro, para o escutar.
+ Jesus, contra os costumes da sua época, aceita Maria como discípula. Será que você teria a mesma coragem de Jesus?

3. ORATIO – oração
Releia lentamente o Evangelho. Dialogue com Deus, apresente a sua vida, a sua correria, a sua luta cotidiana. Deus entende as pressões cotidianas e o cansaço que pode submergir. Apresente-lhe tudo o que está preocupando. Reze com o Salmo 15. Encontre algumas palavras que ressoam em você.

4. CONTEMPLATIO – contemplação
Contemple o privilegio de ficar sentado aos pés de Jesus, escutando e aprendendo tudo aquilo que ele tem para revelar. Deixe-se maravilhar pelas novidades que Jesus lhe vai mostrar.

5. MISSIO – missão
“Trabalha-se mais em quinze minutos, depois de ter rezado, do que em duas horas sem oração”. José Allamano

Disponível semanalmente em www.consolata.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário